CONSULTA ONLINE

O Portal Saúde coloca à sua disposição um serviço gratuito de esclarecimento do que é a saúde mental e como a pode melhorar.

  » novo registo
» recuperar password
HOME SOBRE NÓS CONTACTOS ADICIONAR REGISTO
Quinta-feira, 18 de Abril de 2024 | 18 visitantes online
 
  • Pesquisa
  • Pesquisa Avançada
Palavra, frase, empresa  
Actividade *
Localidade *
 

Boletins Clínicos

Psoríase

A psoríase é uma doença caracterizada pelo aparecimento de manchas vermelhas cobertas de escamas secas, lamelares, aderentes à pele, da qual se separam deixando uma superfície vermelha e, às vezes, sangrante.

São mais atingidas as zonas da pele expostas aos traumatismos (couro cabeludo, joelhos, cotovelos, etc...). Existem várias formas de Psoríase, como por exemplo:

  • difusa;
  • anular;
  • figurada;
  • esfoliativa.

Frequentemente a Psoríase associa-se a manifestações artríticas ou reumatóides (artropatia psoriásica). A doença tem evolução crónica com fases de reagudização irregular e tendência para se atenuar com a idade.

As causas são praticamente desconhecidas: pensa-se que a doença se relaciona com alterações do metabolismo das gorduras associadas a insuficiência hepática e a algumas disfunções endócrinas.

Para o tratamento recorre-se recorre-se à helioterapia, aos raios ultravioletas, às pomadas de ácido salicílico, às vitaminas (B, C, H12, D2), aos extractos hepáticos e pancreáticos, ao ácido undecilénico, ao ácido linol-linoleico, à corticoterapia local, aos fármacos que reduzem a síntese endógena do ácido úrico.

A doença tem tendência a reincidir.

Voltar

Anúncios Portal Saúde

O Portal Saúde coloca à sua disposição um serviço totalmente gratuito de anúncios. Aqui poderá colocar anúncios de oferta e procura de emprego ou outros, desde que relacionados com a área da saúde. Terá apenas de efectuar o registo aqui. Caso já seja um utilizador registado, por favor introduza o seu nome de utilizador e palavra passe.