CONSULTA ONLINE

O Portal Saúde coloca à sua disposição um serviço gratuito de esclarecimento do que é a saúde mental e como a pode melhorar.

  » novo registo
» recuperar password
HOME SOBRE NÓS CONTACTOS ADICIONAR REGISTO
Quinta-feira, 18 de Abril de 2024 | 15 visitantes online
 
  • Pesquisa
  • Pesquisa Avançada
Palavra, frase, empresa  
Actividade *
Localidade *
 

Boletins Clínicos

Varicela

A Varicela é uma doença infecciosa, contagiosa e epidérmica, característica da idade infantil, cujo período de incubação é de 14 a 20 dias.

Em geral, a doença começa com um mal-estar geral, às vezes vómitos, e febre entre 38º e 39º. Depois surge a erupção, às vezes acompanhada de prurido, de manchas vermelhas características que rapidamente se tornam duras e salientes, cercadas por um halo inflamatório.

Cerca de 4 dias depois, as vesículas desaparecem e ficam só umas pequenas crostas. Por volta do sétimo dia, as crostas caem, deixando uma mancha que depois desaparece, só excepcionalmente deixando cicatrizes.

Nesta imagem ilustra-se a disposição do exantema da varicela, que se inicia com poucos elementos localizados na cabeça e no tórax (figura da esquerda) e se estende sucessivamente a todo o tronco, e por vezes às coxas, deixando, todavia, sempre excluídas as palmas das mãos e das plantas dos pés.

O prurido, que é efectivamente muito intenso e incomodativo, expõe as crianças a lesões provocadas pelo coçar. É também característico a existência de erupções cutâneas que se encontram em estádios diferentes de evolução (há erupções na fase cicatricial e erupções nas fases iniciais; é um sinal que serve para se fazer o diagnóstico diferencial com a varíola).

Regra geral, a evolução da varicela é benigna. As formas graves são raríssimas e mais frequentes nos adultos.

A terapêutica da varicela é sintomática, feita com medicações cutâneas, utilizando pós inertes ou anti-sépticos, colutórios, etc. Após a cura, o doente adquire imunidade parcial.

Voltar

Anúncios Portal Saúde

O Portal Saúde coloca à sua disposição um serviço totalmente gratuito de anúncios. Aqui poderá colocar anúncios de oferta e procura de emprego ou outros, desde que relacionados com a área da saúde. Terá apenas de efectuar o registo aqui. Caso já seja um utilizador registado, por favor introduza o seu nome de utilizador e palavra passe.