CONSULTA ONLINE

O Portal Saúde coloca à sua disposição um serviço gratuito de esclarecimento do que é a saúde mental e como a pode melhorar.

  » novo registo
» recuperar password
HOME SOBRE NÓS CONTACTOS ADICIONAR REGISTO
Quinta-feira, 25 de Abril de 2024 | 25 visitantes online
 
  • Pesquisa
  • Pesquisa Avançada
Palavra, frase, empresa  
Actividade *
Localidade *
 

Boletins Clínicos

Varíola

A varíola é uma doença aguda epidémica muito contagiosa que começa com sintomas gerais, seguidos de erupção vesículo-papilosa, que frequentemente deixa cicatrizes deformantes e estáveis.

É provocada por um vírus semelhante ao da vacina, transmissível directamente, através do material proveniente das lesões e mediante a saliva, ou, então, indirectamente, através dos objectos infectados, roupas e moscas.

Depois de contraída e curada, cria imunidade permanente. Tem um período de incubação que varia entre 8 e 24 dias, surgindo então com arrepios, prostração, febre à volta dos 40º, mialgias, cefaleias, dores lombares. Às vezes, nas crianças, manifesta-se com vómitos, diarreia e convulsões.

Existem formas menos virulentas e formas mais graves de varíola (varíola negra, varíola confluente), estas últimas particularmente desfigurantes. Não são, também, raras as complicações – superinfecção das pústulas, úlceras da córnea, polinevrites, encefalites).

A mortalidade provocada por esta doença, nos nossos tempos, é bastante reduzida e as formas atenuadas, que se verificam sobretudo nos indivíduos vacinados, têm um bom prognóstico.

A arma mais eficaz ao combate da varíola é a vacinação.

Voltar

Anúncios Portal Saúde

O Portal Saúde coloca à sua disposição um serviço totalmente gratuito de anúncios. Aqui poderá colocar anúncios de oferta e procura de emprego ou outros, desde que relacionados com a área da saúde. Terá apenas de efectuar o registo aqui. Caso já seja um utilizador registado, por favor introduza o seu nome de utilizador e palavra passe.